Páginas

24 de fev de 2012

Medalhões




Ingredientes 
*Colher de sopa:15ml *Colher de chá:2,5ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas 
1. 1 kg de carne moída 
2. 2 ovos 
3. 3 dentes de alho espremidos
4. 2 cebolas médias picadinhas 
5. 1 ¼ de colher de sopa de sal
6. 2 colheres de chá de pimenta do reino (Colher de 2,5ml)
7. 3 colheres de chá de Orégano (Colher de 2,5ml)
8. 3 colheres de chá de louro em pó (Colher de 2,5ml)
9. 4 colheres de sopa de salsa picada 
10. 3 colheres de sopa de cebolinha em rodelas
11. 8 colheres de sopa de aveia em flocos finos 

12. 9 Fatias de bacon para envolver os medalhões 
13. Pedaçinhos de manteiga sem sal
14. Azeite 

Preparo
1. Acenda o forno a 200°.  

2. Forre uma assadeira retangular média de 34,5x22,5x3,5cm com papel alumínio e unte com azeite. 

3. Numa tigela grande, ponha os ingredientes 1 a 11. Amasse tudo muito bem com as mãos. Ponha na assadeira um cortador de biscoito/massas de 7,5cm de diâmetro por 4cm de altura, encha com carne moída até ficar 0,5cm abaixo da borda (se não tiver cortador, modele os medalhões com as mãos diretamente na assadeira, deixando-os com 3,5cm de altura), aperte bem e enrole uma tira de bacon em volta da carne. Prenda a ponta do bacon com um palito de dentes.

4. Ponha um pedacinho de manteiga por cima de cada medalhão e leve a assar por 45 minutos ou até ficarem corados (verifique os medalhões aos 35-40 minutos, pois este foi o tempo no forno da Vice, enquanto no meu, demorou mais) .  

5. Transfira os medalhões para o prato de servir, cubra com o molho madeira e sirva acompanhado de arroz e/ou purê de batatas. 
    Rende 9 medalhões de 7,5cm de diâmetro por 3,5cm de altura.


Molho Madeira 
Ingredientes *Colher de sopa:15ml *Colher de sobremesa:7,5ml *Colher de chá:2,5ml *Medidas rasas, salvo exceções explícitas 
1. 2 fatias de bacon picadinhas
2. 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
3. 40g de farinha de trigo 
4. 560 ml de água 
5. 1 tablete de caldo de carne
6. 2 colheres de chá de mostarda (colher de 2,5ml)
7. 2 colheres de sopa de molho inglês
8. 100g de champignon (1 vidro pequeno drenado)
9. 2 colheres de sopa de conhaque (ou 80ml de vinho madeira*)

*Usei conhaque porque não aprecio o sabor adocicado do vinho madeira que temos aqui em casa.

Preparo
1. Fatie os champignons e frite-os rapidamente numa panelinha com 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal. RESERVE.

2. Caldo de carne: ferva os 560ml de água, acrescente o tablete de caldo de carne, mexa até dissolvê-lo e apague o fogo. RESERVE.

3. Numa panela média, frite o bacon na própria gordura até ficar dourado. Adicione a manteiga e deixe derreter, junte a farinha de trigo e mexa com uma colher de pau até ficar ligeiramente dourada. Acrescente aos poucos o caldo de carne, mexendo sempre; em seguida, a mostarda, o molho inglês e os champignons, mexendo até engrossar ligeiramente. Adicione o conhaque (ou o vinho madeira), mexa, prove o sal e desligue. Verta sobre os medalhões com auxílio de uma concha de sopa. Se os medalhões demorarem a sair, dê uma esquentada no molho antes de derramá-lo sobre eles.


SE NÃO USAR VINHO MADEIRA E PREFERIR O MOLHO MAIS ESCURO:
1. Logo após adicionar o molho inglês, acrescente 3 colheres de sopa de Shoyu Tradicional (usei Sakura) e 80ml de água filtrada; misture. RESERVE.

2. Numa panelinha, torre 70-100g de carne moída em 1 colher de chá de óleo, até o fundo da panela ficar toda grudado com uma crosta marrom escura, resultante da carne tostada. Coloque o molho nesta panela, abaixe o fogo, e esfregue bem o fundo e as laterais dela com uma colher de pau, para remover a crosta marrom que ficou pregada, a qual dará uma cor mais escura ao molho. Passe então no liquidificador e depois numa peneira de metal de malha fina. Verta numa panela limpa, acrescente os champignons e leve ao fogo até esquentar. Ponha o conhaque, misture, prove o sal e desligue o fogo. Está pronto o molho mais escurinho. Verta sobre os medalhões com auxílio de uma concha de sopa. Se os medalhões demorarem a sair, dê uma esquentada no molho antes de derramá-lo sobre eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário