Páginas

27 de mar. de 2012

Ajustando o White Balance no Lightroom

Sim, todos sabemos que uma foto bem tirada é a que necessita de o mínimo de retoques, porém nem sempre isso se torna realidade. Muitas vezes as condições de iluminação do local distorcem as cores reais que necessitam realmente ser retratadas.

Uma das maneiras de corrigir isso é utilizar o White Balance da própria câmera. Esse recurso geralmente vêm identificado como “WB” e vem com vários presets que podem ser mudados de acordo com o tipo de luz do ambiente (automático, incandescente-amarelada, fluorescente-azulada, luz do sol, nublado, etc…) Algumas máquinas ainda permitem que você defina a temperatura da cor, dentro de uma escala que vai de 2000 (super azulada) a 50000 (super amarelada).

Mas, se por algum motivo não foi possível selecionar o tipo de luz adequeado, ou simplesmente ou automático comeu bola e “estragou”sua foto, nem tudo está perdido. O LightRoom está aí pra nos auxiliar nessa tarefa.

Esse é um procedimento que pra mim já é padrão, uma das primeiras coisas que faço após importar as fotos no LightRoom é conferir se realmente o balanço de brancos da foto está correto, muitas vezes as mudanças são muito sutis ou quase nulas, mas as vezes faz bastante diferença.

No Exemplo citado abaixo, uma seqüência de fotos foi tirada com o balanço de brancos no automático utilizando uma Nikon D40, Lente Sigma 10-20, F8, com tripé, ISO 200 e sem nenhum tipo de iluminação auxiliar. A iluminação do ambiente é incandescente e o modo automático do White Balance não conseguiu chegar na cor real, deixando todas as fotos amareladas e sem cor.

Esse tipo de compensação é bem simples no LightRoom:



Após importar as fotos no LightRoom, clique em Develop.
No lado direito, onde ficam as ferramentas. Na primeira ferramenta, Basic, abre logo no topo as opções de balanço de brancos:



Clicando em Custom você tem acesso a alguns presets como luz Fluorescente, Luz do Dia, Nublado, etc… Mas já que está aqui que tal tentar achar seu próprio balanço de brancos para que consiga exatamente a cor real do ambiente?

Para isso clique no “conta gotas” que aparece ao lado esquerdo de WB (veja figura acima.)

Após clicar no conta gotas você deve indicar uma área na imagem que contenha uma cor neutra do balanço de brancos. A dica aqui é procurar por uma área que na verdade seria branca ou cinza no ambiente real, e está modificada pelo balanço de brancos que a máquina aplicou.

No exemplo abaixo, eu optei pela parede, que eu sei que na realidade é branca:



A diferença se vê na hora, com o balanço de brancos equilibrado, as cores da imagem sobem e não ficam mais “ofuscadas”pelo excesso de amarelo (no exemplo acima). 
Se você quiser, ainda pode tentar algum ajuste fino mexendo na temperatura de cor (Primeira barrinha, identificada Temp) e Matiz (Segunda barrinha, identificada Tint.)



Antes:



Depois:



Aí fica muito mais fácil de fazer qualquer outro tipo de edição e tratamento. Isso aí já é um grande passo pra quem está se aventurando pelo mundo mágico do LightRoom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário