Páginas

27 de mar. de 2012

As 5 características de uma ótima foto

1. Uma ótima composição (tem que ter!)
Existem várias regras e métodos diferentes por aí para criar ótimas composições. Desde as mais comuns, como a Regra dos Terços e a Simetria, e também as não tão comuns envolvendo composições assimétricas com balanço de objetos, linhas e emolduramento. Essa é a primeira característica que estou contando porque não importa qual estilo, técnica ou regra você use: desde que toda imagem tenha uma composição bem feita. Existem momentos em que a composição ter que ser totalmente esquecida para podermos simplesmente registrar aquele momento, mas sempre que possível ela deve ser considerada como principal característica de uma bela foto.



2. Emoção
Como seres humanos somos atraídos por emoção. Seja algo que nos faça rir ou chorar, emoção é o que todos temos em comum. Imagens mostrando emoções e momentos únicos sempre vão chamar atenção de quem está vendo a sua foto.

3. Uma história por trás
Algumas fotos não têm uma composição maravilhosa ou qualquer característica técnica exepcional – somente contam uma história. Os melhores exemplos de fotos que contam histórias são encontradas no fotojornalismo. Desde a captura de um campeão levantando a taça até um protestante em frente à um tanque no massacre de Tiananmen Square… essas imagens congelam momentos da história e nos trasformam em testemunhas destes acontecimentos.



4. Espaço para nossa imaginação
Nem tudo na foto precisa ser óbvio. Assim como os livros são sempre melhores do que os filmes porque deixam a gente imaginar boa parte da histórias, as fotos que contam um pouquinho mas deixam o restante para nós criarmos na mente também são bonitas, intrigantes e interessantes.

5. Iluminação e cores espetaculares
A iluminação e as cores são elementos super técnicos mas que fazem toda a diferença em uma foto. Não é simplesmente deixando uma foto super saturada ou em preto e branco que conseguiremos arrancar suspiros. É preciso saber o que cada uso dessas técnicas faz com a impressão que temos da foto. Resumindo: é preciso que a mensagem seja passada com o que foi fotografado e da forma que isso está exposto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário