Páginas

27 de mar. de 2012

Como fotografar sob sol intenso

Como já disse várias vezes o melhor horário para fotografar é bem no início da manhã ou bem no final da tarde. Porém, principalmente quando você depende da disponibilidade de um cliente, nem sempre é possível fazer essa façanha (eu diria que quase nunca! rs) Então o que fazer quando é necessário fotografar debaixo do sol do meio dia?

Por que o sol intenso não é legal?
A maioria das pessoas comuns (que serão seus clientes) pensam que para fazer fotos bonitas com a luz natural é preciso estar um dia super ensolarado. Elas não podiam estar mais erradas! Com o sol forte em cima das nossas cabeças as sombras ficam duras e dão destaque para os nossos defeitinhos, além de muitas vezes o retratado ficar com os olhinhos apertados pelo excesso de claridade.

Não existe nada melhor que um dia nublado para fotografar! Quando o dia não está nublado podemos nos contentar com o amenhecer e anoitecer, quando a luz também está bem difusa.

Isso vale principalmente para retratos, mas ao fotografar paisagens você vai notar que o meio dia é também o pior horário para fotos lindas. Os extremos do dia são sempre a melhor opção.
Procure uma sombra

Pois é: a principal dica para fotografar sob sol intenso é sair debaixo do sol intenso! rs

O primeiro passo é levar seu modelo para a sombra. Na sombra a luz vai ser difusa e agradável, facilitando muito a sua vida.



Use a luz do sol atrás do modelo
Caso o sol tenha um pouco de ângulo você pode posicionar seu modelo exatamente de costas para ele, criando uma “luz de recorte” natural. Em algumas situações vai ser interessante você usar um flash ou rebatedor para preencher a luz no rosto do modelo.



As duas primeiras fotos acima foram feitas com um dia um pouco nublado e por isso não precisamos usar nenhum preenchimento (a modelo estava na sombra somente com as costas expostas ao sol)! Já na última foto foi usado um flash para iluminar o rosto da modelo e equilibrá-la com o background.
Use os padrões de sombras

Se o sol está criando um padrão de sombra bonito é uma ótima ideia utilizá-lo na composição da sua foto. Luz passando por folhas, construções e outros objetos fazem sombras lindas!



Nessa foto do Marcos Serra Lima foi usada a sombra de um coqueiro.
Use um difusor
Caso seja impossível sair do sol intenso use um difusor bem grande para que a luz que chega no seu assunto não esteja mais tão dura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário