Páginas

27 de mar. de 2012

Por que eu gosto de fotografar em locações externas

Sou muito suspeita de falar sobre locações para fotografar. Quando comecei a fotografar, por estar na área de Retratos, meu sonho era ter um estúdio. Principalmente em Curitiba, aonde as coisas demoram um pouquinho a chegar, fotografar fora de Estúdio era muito “pra frentex” – a tendência ainda não tinha chegado nem no Brasil, quanto mais na minha província :P

Porém percebi que eu gostava mesmo é da liberdade de uma locação externa, e que eu devia insistir nesse estilo. Insisti e, pra minha própria surpresa, deu certo!

É bom deixar claro que não tenho nada contra fotos de estúdio, só acho que a gente tem que insistir naquilo que nós gostamos e as chances de dar certo serão maiores :) Além de ser mais gostoso é recompensador! Não tenha medo de não ter mercado: as coisas podem mudar e você pode ser o percursor disso.

Mas por que eu gosto tanto das fotos externas?
Muito espaço

Como é bom ter espaço para trabalhar! Poder fazer fotos beeeeem abertas, com céu, com paisagem, com tudo que tem em volta… Adoro isso! O estúdio é limitado àquele espaço aonde está o fundo infinito. E eu sou muito revoltada pra me limitar a um só espaço.


Luzes diferentes todo dia

Que é mais difícil trabalhar com a luz natural é fato! Acabamos tendo que nos preocupar com a luz o tempo inteiro mas tudo isso é recompensado pelas diferentes variações da iluminação.

Durante o dia a luz muda a cada hora e pode estar nublado, com poucas nuvens ou ensolarado, pode ser inverno ou pode ser verão. A cada oportunidade temos uma luz diferente pra trabalhar e isso faz as fotos ficarem sempre diferentes. Além de incitar a criatividade e a improvisação!


Cores, formas e elementos que completam a foto

O tipo de foto que faço pode se beneficiar de uns elementos a mais no quadro. Um pouco de cor aqui, formas diferentes ali… podemos brincar e inovar muito mais com a composição quando temos algo além da pessoa em um retrato! E pra mim tentar composições diferentes é a parte mais divertida de fotografar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário