Páginas

27 de mar. de 2012

Uso de cores contrastantes

Existem cores que, se usadas em conjunto, dão harmonia e equilíbrio para uma foto (ou pintura, ou peça de design, ou filme…) – são cores que se complementam e descobrimos isso analisando o círculo cromático:



Algumas combinações básicas e que você já deve ter visto bastante são amarelo com roxo e vermelho com verde. Essas cores sãoopostas no círculo cromático, e uma cor quente complementa uma cor fria. Usar duas cores opostas (complementares) é quase sempre garantia de uma boa foto!

Várias outras combinações funcionam tão bem quanto essas, como cores próximas entre si na escala, tríades… e o seu bom senso. Cores pastéis normalmente combinam bastante entre si independentemente do tom, por exemplo. Você pode simular a combinação de várias cores usando sites como o Color Scheme Designer ou encontrar palhetas harmônicas para inspiração noAdobe Kuler.

Uso de cores na prática
O uso de cores opostas é fácil de ser notado na produção de um clipe da Alicia Keys (sim, eu fico notando essas coisas rs.) Veja essa foto de um paparazzo: ela usa como cenário as clássicas mesas e cadeiras de plástico amarelas brasileiras e uma rouparoxa para contrastar (com alguns detalhes e sapatos em amarelo!) O visual fica harmônico e agradável. O clipe vai ficar muito bonito!



A natureza sabe que essa combinação é irresistível e por isso é fácil encontrar muitas fotos, lindas, como essa:



Outro uso super tradicional é do vermelho com o verde. Um dos filmes mais lindos de todos os tempos – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain - usa e abusa dessa palheta de cores. Aliás é bem interessante notar como quase 100% do filme foi filmado usando o contraste dessas duas cores. Lindo!



Abaixo está o quarto dos meus sonhos!



Laranja com azul é outra combinação clássica e certeira:



Mas não só de opostos no círculo cromático é feita uma foto harmônica. Com bom senso você usa as cores para passar a sensação desejada. Por exemplo: sou apaixonada por combinações usando o verde (natureza freak, admito!) Verde com amarelo bem saturado, verde com azul pastel, verde com outros tons de verde e principalmente verde com tom de pele!

Além disso o uso de cores mais neutras (como o bege / tom de pele, marrom ou mesmo cinza) junto com outras combinações ajuda a manter o equilíbrio da imagem que usa várias cores contrastantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário