Páginas

17 de out. de 2012

Lanches Ideais para um Piquenique no Parque

        Tem que ser prático. Se puder comer com as mãos, melhor. Dê preferências aos alimentos que não estragam facilmente. Maionese nem pensar! Deve ser leve. Piquenique e feijoada não combinam.
        Espero que gostem das dicas.

 Algumas idéias:

  • O pão: caseiro ou integral - já deve estar fatiado. 
  • Mini-sanduíches embrulhadinhos: um recheio bem saboroso pode ser feito com ricota amassada misturada com um pouquinho de iogurte ou requeijão para dar mais cremosidade e acrescida de azeitona picadinha e cenoura ralada. Sal e pimenta-do-reino a gosto. Outro recheio gostoso é peito de frango cozido e desfiado (pode ser sobras de frango assado, do tipo “televisão de cachorro”, fica ainda melhor), requeijão, salsinha, milho-verde e uva-passa.
  • Prático: Cenoura, pepino, erva-doce e beterraba em palito também são ótimas opções. Práticos, resistentes e gostosos de comer; basta colocar sal! Mais uma opção saudável para deixar seu piquenique mais colorido e nutritivo.
  • Salada de Batata: cozinhe as batatas com casca, corte em pedaços e tempere com um molho feito de azeite extra-virgem, sal, pimenta-do-reino e mostarda l’ancianne (aquela com grãozinhos). Um toque de alecrim picado cai muito bem.
  • Brochette Caprese: sabe a famosa salada caprese? 
             É ela mesma, só que servida no espeto! Tomatinho cereja, bolinhas de mussarela de búfala e folhas de manjericão! Lembre-se que o tomate solta bastante água então deixe para montar os espetinhos o mais próximo possível da hora de sair.

  • Quiche: Pode ser de qualquer sabor. Quiche é melhor que torta porque é bem saborosa mesmo fria e seu recheio, por ser mais denso, não vai ficar caindo pelos lados.
  • Se optar em levar salada: Prepare uma salada com folhas resistentes, como alface americana, escarola e broto de alfafa, guardadas em recipientes plásticos. Tomate cereja e cenouras cortadas em rodelas também são boas opções
  • Crutidés: legumes cortados em palitos e servidos com molhos diversos. Os legumes podem ser pepino, rabanete, cenoura, salsão, tomate, mini-milho, floretes de couve-flor, couve-de-bruxelas... enfim, o que a sua imaginação e estômago mandarem. Os molhos podem ser golf (catchup, mostarda, molho inglês e iogurte substituindo a maionese), iogurte com hortelã ou mostarda com mel.
  • Frutas: Escolha frutas maduras da estação e fáceis de descascar. Opções como melancia e abacaxi devem estar cortadas e guardadas num recipiente plástico com tampa. Acomode frutas inteiras numa cesta.
  • Salada de Frutas. Pra deixar a coisa mais bonita, costumo “bolear” as frutas. Para isso é preciso um utensílio específico chamado boleador. Hoje em dia é encontrado até em supermercados. Melancia, melões variados, abacaxi, maçã, uva (essa não precisa bolear...). Se o piquenique for só para adultos, pode colocar uma tampinha de vinho do Porto no suco de laranja para cobrir as frutas que fica divino.
  • Queijos: Queijos amarelos são boas escolhas, especialmente se o local for quente. Queijos brancos e frescos podem ser consumidos com o clima ameno.
  • Um docinho sempre vai bem, né? Pode ser um bolo invertido de banana ou abacaxi, pode ser um brownie, pode ser até brigadeiro de colher... Hummm! Bolos simples, sem cremes ou confeitos, são bons para esse passeio.
  • Suco: Os sucos não devem ser de frutas ácidas, pois podem amargar. Experimente o suco de uva orgânico diluído ou o extrato de guaraná natural.
  • Um drink que combina muito com a ocasião é oClericot. Duas garrafas de vinho branco (sauvignon blanc ou semillon) ou espumante brut e frutas, como numa sangria. Você pode acrescentar pêssego, nectarina, pêra e uva Itália. Beba bem geladinho e divirta-se



Obs.: Numa geladeira ou sacola térmica, coloque garrafas plásticas com água potável congelada. Assim, ela ajuda a conservar os alimentos e, depois, ainda pode matar a sede.

Quais alimentos não levar ao piquenique?

           Alguns alimentos devem ser evitados e não fazer parte do piquenique pelo alto risco de provocarem intoxicações alimentares, como ovos, preparações com maionese, carnes cruas ou mal cozidas, frutos do mar, recheios de bolos com chantilly, etc.

Agora é só preparar tudo e partir pro Piquenique!

Nenhum comentário:

Postar um comentário